quarta-feira, 25 de maio de 2011

O que é a filosofia?



Comecei a ler um livro, quando acabei, li o livro que a aquele inspirou, quando vi estava lendo montes de livros, e não conseguia encontrar qual era o livro de onde todos aqueles tinham vindo.

Me alertaram que era um livro de filosofia. Então descobri. Pois é assim que os filósofos se comunicam. 

A filosofia é algo que vai acontecer. 


Quando todas estas teias de livros puderem ser costuradas, em um grande e único texto, o testamento da razão humana. Todos os discursos viriam a ser um único raciocínio, neste futuro o discurso foi uma obra demorada, cristalizada podemos acessar como aos museus . 


Então no futuro teremos a grande enciclopédia da filosofia, algo como uma Odisséia, uma Biblia, não sei como vão encarar isto, talvez uma Barsa. No mundo sem discurso.

A filosofia é esta totalidade de constelações de livros de filosofia. A borda deste infinito se inscreve nas citações interdisciplinares, nas construções derivadas e inspiradas por, no pensamento não escrito. 


Um passo além disso, não estamos mais na filosofia. Difícil isto né!

A filosofia pode falar de sujeito, e contudo não possui corpo, pode nos falar do suprasensível e contudo é uma peça de biblioteca, nos é natural porém demorado, ser crítica porém conjugar interesses. 


Tentar se manter na borda da filosofia é ainda difícil.

Nós temos que tentar ler os livros de filosofia arduamente, pois no momento em que escapamos desta borda da filosofia podemos observá-la não mais como o amigo do passado, mas a um estranho vidro a nos dividir... 



A metafilosofia já não pode inspirar o pensamento, sua aposta é a de uma certa reviravolta de um Logos.


Sem comentários:

Enviar um comentário